O Ser Professor - 5ª Edição

R$89,10

Disponibilidade: Em estoque

Dê sua opnião sobre o Produto

Autor: Alberto Consolaro

Editora: DentalPress

ISBN: 978-85-88020-57-3

Assunto: Odontologia

Edição: 5ª Edição

Ano: 2011

Frete
 

Descrição

Este livro nos leva a uma perspectiva completamente nova do ensino universitário, mudança necessária no mundo dinâmico e globalizado de hoje, onde a verdade é transitória e fugaz. O professor Consolaro, como um grande comunicador que é, coloca neste livro de maneira simples, mas eminentemente didática a possibilidade de um ensino dinâmico, com uma aprendizagem personalizada, onde o aluno tem a capacidade de desenvolver todo o seu potencial, de maneira a entender-se, entender os outros, os acontecimentos e o mundo que o cerca. Para aqueles que, como eu, militam no magistério superior por mais de três décadas, seu livro revela uma nova visão do que é ser mestre, do que é ensinar, do que é organizar-se de maneira correta, do que é encontrar-se com o aluno, fazê-lo encontrar-se, entender a vida e ser feliz. Mais ainda, nos leva a ver como deve funcionar uma Universidade ideal, em termos de ensino básico e cursos de pós-graduação. Ler este livro é uma obrigação de todo aquele que, de uma maneira ou de outra, quer ser reconhecido como um verdadeiro mestre de uma Universidade dinâmica, o tão necessário e imprescindível educador dos dias atuais, e não simplesmente um mero professor.

Sobre o Autor

Nascido em 1956, graduou-se em Odontologia na Unesp de Araçatuba em 1977. Iniciou-se na docência em 1978 e concluindo o mestrado em Biologia e Patologia Buco-Dentária na FOP-Unicamp em 1983. Após atuar como professor e patologista na Universidade Federal de Uberlândia, concluiu em 1987 o Doutorado em Diagnóstico Bucal pela FOB-USP. Em 1991 obteve o título de Livre Docente da USP. Como professor, pesquisador e patologista, em 1995, obtém o maior grau docente, o de Professor Titular da Universidade de São Paulo, aos 39 anos de idade. Suas áreas de pesquisas são: Anatomia Patológica, Inflamação e Reparo Reabsorções Dentárias, Movimentação Dentária e Biologia da Polpa e do Periápice. Por muitos anos foi Chefe de Departamento e Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Patologia da FOB-USP. Atualmente ensina na graduação da FOB e na pós-graduação da FORP-USP nos Programas de Odontopediatria e no de Periodontia e Cirurgia. Publicou vários livros como: O ser Professor (5.ed. 2011), Reabsorções Dentárias nas especialidades clínicas (3.ed. 2012), Controvérsias em Ortodontia, Inflamação e Reparo (2.ed. 2013) e Cárie Dentária. Há alguns anos, como Jornalista, simultaneamente às atividades acadêmicas, escreve semanalmente no Caderno Ciências do Jornal da Cidade, o principal jornal do centro do Estado de São Paulo. Em 2013 publicou o livro Queremos Saber! de divulgação científica e tecnológica direcionado para o público em geral. (Texto informado pelo autor)

Especificação

Titulo da Obra: O Ser Professor - 5ª Edição Autor: Alberto Consolaro Capa: flexível Número de páginas: 256 Dimensão: 18 x 24cm Peso: 502g Edição: 5ª Edição Publicado em: 2011 ISBN: 85-88020-57-3

Sumário

Sumário Capítulo 1 - O Dom e a Arte de Ensinar: Realidade ou Mito? Deus entregaria esta habilidade apenas para alguns? Capítulo 2 - O papel da universidade e sua essência Capítulo 3 - O perfil do Professor Universitário Capítulo 4 - A universidade é sempre pública: não importa se estatal ou privada! Como fica o professor nesse contexto? Capítulo 5 - O conhecer e o pensar na docência: os tipos de conhecimento humano Capítulo 6 - Didática: Arte e Ciência de ensinar, Planejamento didático. Planosde ensino e roteiros de aula, Disciplina e cursos. Avaliação Capítulo 7 - A aula: preparação e cuidados importantes para o sucesso deste empreendimento Capítulo 8 - Recursos audiovisuais e multimídia: um auxiliar importante nas aulas e apresentações Capítulo 9 - As formas de ensinar: metodologia e técnicas de ensino. Tipos de apresentação em público Capítulo 10 - Os cursos na docência universitária: Tipos e finalidades Capítulo 11 - A carreira docente: o caminho das pedras! Capítulo 12 - Bancas examinadoras: como enfrentar, compor e fazer parte! Ou posturas e condutas em defesa de tese e outros debates Capítulo 13 - O cerimonial acadêmico. Como detonar com seu professor. "Guia de etiqueta" em sala de aula Capítulo 14 - A estrutura organizacional da universidade: análises e reflexões Capítulo 15 - Projeto político-pedagógico: objetivos, estruturação e análise sobre sua utilidade e aplicabilidade Capítulo 16 - Posfácio: Viva o diálogo ao ensinar! Uma singela homenagem aos filósofos gregos